Melhorias internas chegam à Fábrica de Software da Support


Departamento de desenvolvimento da Support Informática prepara um 2012 focado principalmente na migração do SINC para nova tecnologia. Dentre os objetivos, estão a otimização e melhoria da usabilidade do usuário, o estreitamento de relações com os clientes de base instalada e a automatização e aceleração dos processos internos.

Em 2005, os sistemas de compensação e faturamento para as ações da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) consistiam de aproximadamente 800 programas Cobol rodando em servidores IBM. A partir de 2007, foi iniciado um conjunto de aplicações para a migração para servidores Windows na instituição norte-americana: os módulos em Cobol permaneceram, e a linguagem ainda é presente em muitas outras importantes organizações, nos quatro cantos do mundo, até os dias de hoje.

O Cobol é uma linguagem de programação sólida. Sua idade demonstra o seu nível de confiabilidade: afinal, há mais de 50 anos a tecnologia – que é praticamente auto-documentada – se destaca principalmente em processamento batch e é garantia de segurança em vários segmentos.

O SINC, solução integrada desenvolvida pela Support Informática – resultado de anos de expertise em automatização gerencial – se consolidou em vários nichos, principalmente no segmento de concessionárias de veículos, utilizando da confiança e solidez do Cobol em seu núcleo e em seus módulos-satélite. Mas, no ano de comemoração de seu Jubileu de Prata, a equipe responsável pela Fábrica de Software prepara uma planejada e gradativa migração dos principais módulos de sua solução integrada para a tecnologia Java: o que irá proporcionar uma melhor orientação a objetos e uma comunicação direta com o banco de dados.

O projeto de migração da linguagem Cobol para Java – norteado pela ala de desenvolvimento da Support – irá proporcionar, dentre outros benefícios, maior agilidade nos trâmites de desenvolvimento e na depuração de erros. Já para o usuário, a transição para esta tecnologia proporcionará maior velocidade nas consultas: o Support SINC contará com uma usabilidade mais rápida e dinâmica. Além de permitir que o cliente acompanhe suas pendências no web-chamado.

O Boletim Informativo Interação conversou com a gerente da Fábrica de Software, Darci Fátima de O. Torres, para conhecer os principais objetivos e projeções do setor para os próximos meses: “Temos como um dos objetivos, além de mais velocidade no desenvolvimento, otimizar os módulos do SINC de maneira geral. Para proporcionar um uso mais simples e rápido pelo usuário”.

Darci ainda comentou sobre o SIS: solução que irá acelerar processos em diversos departamentos internos da Support. Desenvolvido por uma experiente equipe, o SIS já vem recebendo etapas de programação desde julho de 2011 e poderá ser implantado em fevereiro de 2012 no setor Financeiro, beneficiando rotinas administrativas e proporcionando mais agilidade da equipe. “Há muitos projetos para melhorar rotinas nos departamentos, inclusive em nosso sistema interno, o SINC Atend”, comentou. O projeto também visa criar melhorias nas rotinas no SAC (Atendimento), no Departamento de Operações e na própria Fábrica de Software. “O SIS irá proporcionar um melhor controle gerencial, e irá beneficiar a maior riqueza que possuímos na Support: nossos recursos humanos”.

Darci também ressaltou a pro atividade dos novos colaboradores que estão iniciando atividades no setor para reforço da equipe: “Os novos programadores estão demonstrando muito entusiasmo, estão ‘cheio de gás’! Isto é bom. A Fábrica busca sempre dar condições para capacitar rapidamente os novos integrantes de nosso pessoal. Isto é importante para mantermos uma equipe homogênea e apta para atender novos trabalhos. A chegada de novos profissionais também auxilia na sobrecarga de trabalho que os veteranos enfrentam atualmente”.

Além do visível cuidado da Fábrica de Software da Support com os processos de transição dos módulos do SINC de Cobol para Java, é perceptível também, a atenção de toda a equipe junto aos clientes de base instalada. Segundo a gerente, o estreitamento do relacionamento junto aos clientes que já utilizam a solução é de extrema importância e deve ser ampliada em 2012: “Seria interessante, inclusive, realizar pesquisa de mercado para identificar o que cada cliente necessita de ferramentas para otimizar ainda mais os seus processos gerenciais”, comentou Darci.

A transição de tecnologias, porém, não deve atingir o núcleo da solução desenvolvida pela Support em um curto prazo. A linguagem de programação que consolidou o SINC como uma das mais bem avaliadas soluções do Brasil, deve permanecer como “esqueleto” do centro do software a fim de garantir a continuidade das experiências positivas com o programa.

Já a solução SIS deve ser implantada aos poucos, no decorrer dos próximos meses, em vários setores da Support recebendo constantes verificações para possíveis adaptações. O processo irá causar melhorias a curto e longo prazo nos departamentos internos, o que consequentemente se refletirá externamente, criando condições para um melhor relacionamento junto a cada cliente.

A expectativa geral do time de desenvolvimento da Support é que, com a solução interna SIS implantada, os setores busquem e desenvolvam uma maior sincronia e proximidade entre si, causando um maior entrosamento interno.

SIS ATUARÁ COMO FORTALECEDOR DOS PILARES INTERNOS

Uma das primeiras rotinas do departamento Administrativo da Support a ser contemplado pelas facilidades do SIS será o setor financeiro que encontrará mais agilidade no processo de cobrança e ressarcimento de visitas de consultores à clientes. Trâmites como as abertura de OSE (ordem de serviço), solicitação de adiantamento de despesas de viagens, registros de RAA’s e a emissão do relatório de cobranças para o faturamento junto ao cliente ganharão integração e velocidade. Posteriormente, o desenvolvimento do SIS prevê a cobertura de outras rotinas do setor, visando a agilidade nos procedimentos internos.

A introdução do software de gestão interna nos demais departamentos pode ser traduzida como um verdadeiro “fortalecimento” nos principais pilares da Support, garantindo assim, mais segurança e solidez para futuras conquistas e agilidade para a prospecção de novos grandes projetos.

R.A.A. É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA

Com a introdução do SIS para cobertura dos processos de cobrança e ressarcimento de visitas, o Registro de Atuação em Atividades (RAA) ganhará ainda mais importância. Segundo o Gerente Administrativo Ismar Coneglian, o correto preenchimento do Registro será de fundamental importância, já que os requisitos embutidos nas rotinas do SIS exigem o preenchimento detalhado do RAA. 

Além de acelerar o processo de ressarcimento, o registro correto e minucioso do RAA traz condições e oportunidades de extrema importância aos demais departamentos da Support, como por exemplo, identificar dificuldades e eventuais adaptações no cliente através de detalhes específicos, garantindo assim, um melhor planejamento e execução de ações.

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