Districar e CARED: novos projetos fazem parte de estratégias da Support para 2012


O setor de distribuição receberá atenção e dedicação especial da Support Informática no próximo ano. Objetivo é posicionar a marca Support como referência de provedor de software para o segmento através de adaptações, melhorias e até workshops para o total entendimento das necessidades da categoria. Districar e Cared já recebem o SINC no próximo mês.

DISTRICAR

A atual solidez para investimentos internos, os recentes pacotes lançados pelo governo federal para aumentar a competitividade entre as montadoras e o aumento de crédito que fomentou a venda de veículos no Brasil atraiu para nosso país – principalmente desde 2007 – dezenas de marcas chinesas. Essas, que de início tinham como objetivo atender nichos empresariais como o setor de frotas, mini-vans e utilitários, querem agora aumentar o raio de segmentos atendidos e passar a atuar também junto ao consumidor final com modelos que vão desde os mais populares até SUV’s de luxo. Com este cenário, um macro setor ganha ainda mais importância e visibilidade: as distribuidoras e revendedoras destes veículos que intermediam todo o processo de venda.

Em 2010, uma dezena de marcas chinesas estiveram presentes no Salão do Automóvel de São Paulo. Uma delas teve estande montado, também, no Salão de Frankfurt. Trata-se da Changan.   Por enquanto, só há utilitários do Grupo no Brasil. Mas isso já está mudando. De acordo com o vice-presidente executivo da marca, Li Wei – em entrevista recente à Revista Auto Esporte, três carros de passeio estão em fase final de estudo para entrar em nosso mercado até 2013. São eles o hatch compacto BenBon, o sedã Yue Xiang e o crossover CX20.

Representante oficial das marcas chinesas SsangYong, Haima e Changan, a Districar é um promissor empreendimento que contará, a partir de 2012, com a   parceria da Support Informática para alavancar os processos gerenciais e de distribuição e atuar no crescente cenário da popularização dos veículos chineses junto ao público brasileiro.    Graças ao trabalho de prospecção ativa de David Duarte Lopes, consultor de relacionamento comercial que atua no escritório da Support em São Paulo – SP.

O recente boom no setor ainda deixa grandes distribuidores de veículos, e também de autopeças, na mira de softwarehouses que realmente estão preparadas. Exemplo disso é a própria Districar

O agora cliente da solução SINC, trilhou caminhos administrativos complicados até conhecer os módulos desenvolvidos pela Support Informática. 

Em determinado momento da história do empreendimento, um profissional da Districar com conhecimentos em programação e também nas rotinas e costumes gerenciais da distribuidora, chegou a construir um software para o gerenciamento interno.  O sistema obteve êxito no desempenhar de suas funções, mas com o evoluir da organização, a solução desenvolvida deixou de atender as necessidades dos gestores, principalmente em relação ao controle de garantias e a área fiscal e contábil. Muitos processos já estavam sendo realizados manualmente, por não serem contemplados no sistema anterior. 

Ciente do cenário, após atuação do representante David, a Support proporcionou apresentações e testes para os dirigentes da Districar com o intuito de demonstrar que a equipe desenvolvedora da solução SINC estava apta e detinha o preparo total para – além de suprir suas necessidades – acelerar e aperfeiçoar os processos gerenciais e principalmente, solucionar as dificuldades da distribuidora com sua maior carência: o controle de garantias.

Após a celebração do contrato dos módulos da Support, a Districar demonstrou possuir velocidade para a implantação do novo software em suas instalações.

A equipe responsável pelo desenvolvimento das etapas pré-implantação da Support, trabalhou de forma efetiva durante os últimos meses de 2011 para consolidar a inauguração do SINC na Districar de forma mais breve possível.

Desde o final de dezembro até meados de janeiro de 2012, o empreendimento  estará passando por treinamentos e procedimentos-padrão anteriores à implantação, para que seja possível a capacitação dos futuros usuários das facilidades e no uso de procedimentos cotidianos nos módulos.

Seguros de que os usuários da Districar já adquiriram o conhecimento da funcionalidade do sistema SINC, realizaremos o go live, que deve ocorrer entre janeiro e fevereiro”. Comentou o auditor de projetos da Support Informática, Diogo Sacoman ao Informativo Interação.

Controle de garantias na Districar: módulo do SINC está recebendo melhorias

O atual módulo de Controle de Garantias desenvolvido pela Support Informática para o SINC tem como foco principal o concessionário. Para a resolução de um dos principais problemas da Districar, o módulo deverá ser melhorado, para atender as necessidades de distribuidoras e revendedoras e suprir esta carência.

CARED

Localizada na Barra Funda, na capital São Paulo, a CARED Comercial & Distribuidora é referência entre as distribuidoras de autopeças. Com forte atuação em logística de componentes para ônibus, carretas, trucks e picapes e especializada no atendimento das linhas Volkswagen e Ford, o empreendimento também contará com os benefícios proporcionados pelos módulos que compõem o SINC em todas as suas instalações e processos a partir de 2012.

A empresa já vinha atuando com a experiência de alguns módulos desenvolvidos pela Support Informática desde 2009, mas no início de fevereiro de 2011, a gerência da CARED decidiu pela renúncia de contrato.

Na época, o cliente optou pela adoção de uma solução desenvolvida pela empresa Target Software, que não atendeu plenamente suas necessidades.

 A insatisfação com a nova solução contratada motivou a nova gerente administrativa e financeira Silvana Pereira, a entrar em contato novamente com o departamento comercial da Support para solicitar uma nova proposta: desta vez, a intenção da dirigente era a contratação completa da solução SINC.

Silvana teve papel fundamental nesta nova etapa na gestão empresarial que a empresa paulistana irá iniciar em 2012. Afinal, a gerente teve como missão causar mudanças positivas na CARED, e a gestora enxergou no SINC a ferramenta principal para a realização destas mudanças.

As etapas pré-implantação e as parametrizações se encontram realizadas. A Support, agora, tem como o objetivo realizar o treinamento dos usuários que irão desenvolver suas rotinas no SINC, e assim garantir uma implantação de sucesso já em fevereiro de 2012,  em vista da urgência desejada pelos dirigentes da CARED na atualização e melhoria de suas rotinas. O treinamento está sendo realizado na sede da empresa, na Barra Funda, pelos consultores Marlon Francisco Blanco, Claudinei Sonego, Carlos Quadrado e Marizelda Foganholi que preparam o corpo funcional da empresa para a fase de Produção.

DISTRIBUIDORAS: SEGMENTO GANHA FOCO DA SUPPORT

DISTRICAR e CARED, além de outros como Infinity e Jancap são alguns exemplos de projetos da Support Informática que ganharão maior atenção e visibilidade a partir deste ano. Ambos os cases demonstram – sem ser necessária uma análise mais profunda – a carência que o setor sofre em relação à sistemas que atendam suas necessidades de forma plena.

Segundo o gerente de nosso departamento comercial César Augusto, a Support Informática atualmente estuda a possível realização de um workshop voltado exclusivamente à profissionais do setor de distribuidoras, a fim de compreender de forma mais profunda e detalhada as verdadeiras dificuldades e carências do segmento e atendê-las, posteriormente, de maneira ainda mais completa e dedicada, além de gerar feedbacks para possíveis melhorias e upgrades do sistema.

O diretor da Districar, Paulo Santos, já apontou interesse em expandir a experiência com os módulos desenvolvidos pela Support até seus pontos de revenda direta ao consumidor final; e é este o objetivo da equipe responsável pelo sucesso do SINC: realizar a melhor implantação e acompanhamento possíveis junto à todas as empresas do setor de distribuição e atender o cenário de forma mais ampla: o que, consequentemente, gera resultados mais rápidos e padronizados aos grupos empresariais.

Outras empresas, como a KLINT, que atua como distribuidora de soluções tecnológicas, já sentem a dedicação da Support com o setor. Fundada em 1997 por profissionais com larga experiência no segmento de telecomunicações, a KLINT surgiu para distribuir soluções em projetos de redes de telecomunicações junto às principais operadoras do País e empresas de engenharia do segmento. A empresa também  conta com a solução SINC a partir de 2012, e os gerentes responsáveis também demonstraram interesse de expandir o uso dos módulos desenvolvidos pela Support para outras empresas do Grupo, como a Maxel especializada na distribuição de materiais elétricos.

A Support entra em seu ano do Jubileu de Prata ainda mais conectada às necessidades do setor de distribuição e sempre se mantendo lado a lado com os demais setores que atende. Afinal, neste ano, serão comemorados 25 anos de total prestatividade junto ao cliente: mais de duas décadas alavancando processos gerenciais e fazendo parte de importantes negócios e empreendimentos.

Está buscando um sistema de gestão ERP ou DMS para seu negócio? Conheça o SINC, da Support. Clique aqui e conheça uma empresa que nasceu para pensar na sua!