Está em fase final de preparação o treinamento dos programadores em linguagem Java. A Support pretende migrar de tecnologia de produção e trocar o COBOL, utilizado atualmente, pela linguagem mais moderna. A empresa resolveu adotar o Java como tecnologia padrão para qual serão migrados os módulos em ritmo e estratégia a serem definidos.
“O Sinc está em desenvolvimento há mais de 20 anos e o COBOL conseguiu suportar muito bem até hoje todos desafios e pedidos de implementações que os clientes solicitaram e ainda continuam demandando. Mas em alguns pontos já nos deparamos com problemas para resolver em certos nichos e algumas prospecções em que os clientes e TIs torciam o nariz quando sabiam que a linguagem era COBOL”, diz o especialista do Núcleo de Desenvolvimento Técnico, Lucas Borante Foganholi, lembrando as dificuldades vividas pela área comercial.
“Existe muito preconceito contra o COBOL, embora ainda seja uma linguagem muito utilizada em diversos sistemas, sejam eles legados ou novos. Muitos permanecem com a linguagem por suportar sistemas robustos e, em alguns casos, complexos demais para serem modificados, como os sistemas financeiros”, observa.
Segundo ele, capacitar os colaboradores para que consigam produzir em Java é um dos planos estratégicos da Support. “É melhor que o programador conheça o sistema e aprenda Java do que o contrário, já que é uma tendência de mercado, explica Lucas. A expectativa para a nova fase é das melhores. “O Java vem porque estamos num contexto onde a Internet é o foco dos clientes, negócios dinâmicos e compras online, inclusive de sistemas ERP, o que se torna possível utilizando esta nova tecnologia”, avalia.
Para esse processo, a empresa contratou um Arquiteto Java experiente e já estipulou como meta que o treinamento acontecesse no decorrer deste ano. A primeira etapa foi fazer uma pesquisa junto aos programadores para definir qual o grau de conhecimento da linguagem eles têm.
Os cerca de 15 colaboradores a serem treinados foram divididos em dois grupos de acordo com o conhecimento. Os nove delimitados como iniciantes começarão os treinamentos em duas turmas. “Quando o estágio de conhecimento em Java dessa primeira turma evoluir, agregamos os outros. Todo mundo vai passar por treinamento”, diz Lucas.
Ainda segundo o especialista, a Support não tem uma data limite para aposentar o COBOL. “Mas temos um plano de que todas as implementações de novos módulos serão em Java”, concluiu.
Está buscando um sistema de gestão ERP ou DMS para seu negócio? Conheça o SINC, da Support. Clique aqui e conheça uma empresa que nasceu para pensar na sua!