Oito pessoas – cinco novos colaboradores e três estagiários – concluíram na semana anterior o Projeto Empresa Júnior. Ministrado pelo gerente de Novos Projetos, Ilson Roberto, o projeto serviu para treinar o grupo em conceitos práticos, com noções que vão desde ao cadastramento de um parafuso até o operações mais complexas como fechamento contábil, geração de arquivos magnéticos e outras.
“O colaborador já havia recebido uma carga de treinamentos teóricos e agora conseguiu ver isso na prática. Vimos 70 programas, demos entrada em 50 notas e cadastramos uns 200 produtos. Eles conseguiram manusear informações mais
básicas e não vão começar do zero”, avalia Ilson. Encerrados os treinamentos, a equipe já foi liberada ou escalada para seus setores – Operações, Validação e Testes e SAC – e cada um vai receber um padrinho como orientador. “Em poucos meses vamos medir resultados efetivos, os efeitos deste treinamento e se cada um consegue se virar sozinho”, diz.
O gerente de Novos Projetos revela que treinar na prática o conhecimento teóricodaequipeéumanseio antigo da Support. “Antecipa o processo de capacitação. O profissional tem uma carga de treinamento teórico e depois vai para o campo”, avalia. “Entre uma coisa e outra, fica uma lacuna. O treinamento na
Empresa Júnior é para isso: é como se eles já tivessem tido contato com o cliente, notas fiscais e balancetes, sabendo assim procurar diferenças e problemas em cadastros de itens, clientes e fornecedores, entre outras coisas”, explica.
“E é esse nosso objetivo, formar o colaborador em seis meses, alcançando autonomia em um ano no máximo”, acrescenta Ilson. “Esse período também serviu para sentirmos o potencial, as necessidades, o comprometimento e a qualidade do serviço de cada um. Isso ajuda na decisão de efetivação ou dispensa desse pessoal. Já conseguimos mapear quem tem futuro”, finaliza.
Está buscando um sistema de gestão ERP ou DMS para seu negócio? Conheça o SINC, da Support. Clique aqui e conheça uma empresa que nasceu para pensar na sua!